sábado, 11 de maio de 2019

ensopado de borrego (alcafozes,castelo branco)

ensopado de borrego (alcafozes,castelo branco)

PASSO A PASSO

  1. Ingredientes 
    Para 8 pessoas:

    1,500 Kg de borrego partido em pedaços pequenos
    2decelitro azeite
    100gramas banha
    200 gramas de cebola em meias luas
    Q.b. salas
    1 folha de louro
    1 colher de chá de colorau
    4 grãos de pimenta
    3 cravinhos
    Q.b. de farinha para ligar um pouco
    Q.b. de sal
    0,5 dl de vinagre
    1,200 kg batatas
    pão caseiro em fatias


    Preparação:

    1-Coloque o azeite a banha num tacho, deixa-se aquecer e aloura-se, ou cora-se os pedaços do borrego. Reduz-se o lume e deita-se a cebola cortada em meias luas, o louro, o cravinho, a pimenta, e o colorau e o sal.
    2- Deixa-se refogar tudo junto muito bem, deita-se a água o necessário para o ensopado e deixa-se cozer bem o borrego.
    3-Quando estiver bem cozido, adiciona-se o vinagre, e liga-se com um pouco de farinha tapa-se e deixa-ferver mais um pouco para a apurar, serve-se o ensopado sobre o pão caseiro previamente torrado e as batatas cozidas as rodelas em volta,decora-se com folhas de hortelã.

    ensopado de borrego (alcafozes,castelo branco)

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC


ENSOPADO DA BODA DA MINHA TERRA

Alcafozes

Terra onde nasci e me casei, nesse tempo as bodas (casamentos) eram feitas com um sentido de humildade esse tempo antigo, assim como a gastronomia ainda era como a dos reis, as receitas, a forma como se preparava, não era descriminada como uma ficha técnica.

Numa mistura de banha de porco e azeite, deixa-se papinhar a cebola picada, alho e louro. Antes que a cebola frite, leva-se a carne de borrego partida em bocados e colorau.Tempera-se, então, com sal, pimenta em grão e cravo (pode ou não levar salsa e segurelha). Cozinhar tapada em lume brando, ou no forno ou então sobre a lareira nas panelas de ferro.
Deita-se-lhe água em golinhos, para cozer devagar sem afogar. Depois de cozida, junta-se-lhe as batatas cortadas às rodelas que também se deixam cozer com pouco caldo.Acrescenta-se então uma golada de vinagre ou de vinho branco e volta a abrir fervura antes de se acrescentar o caldo à conta desejada. Serve-se sobre sopa de pão caseiro cá da terra.
(O vinagre ou o vinho não são essenciais.)

Chef Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário