quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Picanha de forno ao molho de tangerina

Ingredientes (13)

  • Como Fazer

    1. 1.
      Preparo:
    2. 2.
      Fatie a peça da picanha em lateral com medida 2 dedos sem que cada bife desgarre totalmente da peça. Depois perfure cada sobre peça fatiada em vários lugares e introduza dentes de alho cortados, depois machuque alguns dentes de alho a gosto, junto com a noz moscada, pimenta cominho, azeite doce, o vinho e misture bem e passe em toda peça da picanha, inclusive entre as partes fatiadas. Cubra toda a peça da picanha com farinha de trigo, depois com o sal grosso, envolva a peça no papel laminado e leve ao forno pré-aquecido, virando a posição após +/- 20 min.
    3. 3.
      Enquanto isso prepare o molho:
    4. 4.
      Leve ao fogo em uma panela, 2 colheres de manteiga, 1 cebola ralada, refogue mexendo de vez em quando até a cebola ficar macia e dourada, depois polvilhe 1 colher de farinha de trigo e deixei dourar sem parar de mexer. Junte aos poucos o suco de 2 tangerinas, sem parar de mexer, deixando cozinhar até virar creme, depois adicionar a salsa picada. Reserve.
    5. 5.
      Passado o tempo de cozimento da picanha no forno, retire o laminado e envolva o molho de tangerina em toda a peça e retorne ao forno para gratinar, virando o lado a cada 10 – 12 min (a gosto), depois que chegar ao ponto desejável é só retirar e servir.
    6. 6.
      OBS.: Se a carne estiver muito ressecada, banha com vinho branco.
    Sugestão de acompanhamentos: • Arroz carreteiro (Com charque, cebola alho e pimentão); • Farofa (Com manteiga, calabresa picada, banana prata, cebola, alho, passas e orégano). • Batatinha na maionese (com maçã, ovos de codorna cozidos e passas). • Tropeiro básico • Molho de pimenta Bom Apetite! Jadson.

Picanha crocante com ervas e legumes caramelizados

Ingredientes (9)

  • Como Fazer

    1. Ligue o forno à temperatura alta. Lave a picanha, seque com toalha de papel, espalhe o sal em toda sua superfície e, em seguida, empane na farinha. Forre uma assadeira com papel-alumínio, coloque a carne e, em cima, disponha as ervas, apertando para aderir bem. Leve ao forno por 40 minutos, ou até a carne ficar macia e levemente dourada na superfície. Retire do forno. Enquanto isso, coloque numa panela as batatas e 2 litros de água. Tampe a panela. Leve ao fogo e cozinhe por 25 minutos, ou até começar a ficar macia. Incorpore a abóbora e a vagem. Tampe a panela e deixe por mais 15 minutos, ou até os legumes ficarem cozidos, mas firmes (não deixe cozinhar de mais). Retire do fogo. Numa panela, leve o açúcar ao fogo até derreter. Adicione cuidadosamente 200ml de água e mexa até o caramelo dissolver completamente. Deixe no fogo e passe os legumes um a um na calda. Coloque-os sobre papel-manteiga untado e polvilhe ainda quente, a pimenta rosa. Montagem: fatie a picanha em tiras finas e distribua nos pratos. Ao lado disponha os legumes caramelizados. Decore a gosto e sirva.

Picanha com Risoto de Cogumelos

Ingredientes (15)

Acompanhamento

  • Como Fazer

    1. Aqueça bem o azeite em uma frigideira, tempere a carne com sal, adicione os bifes e frite-os por 4 minutos de um lado. Vire os bifes e adicione o bacon e as folhas de sálvia. Ao ponto de sua preferência, retire e sirva com o seu risoto.

    Acompanhamento

    1. Aqueça o azeite e parte da manteiga. Junte a cebola e a folha de louro e deixe refogar. Junte o arroz e mexa com cuidado por dois minutos. Junte o vinho e deixe evaporar. Adicione uma concha de caldo e mexa ate secar. Entre com os cogumelos e verifique o sal. Adicione aos poucos o caldo até o ponto do arroz, corrija e desligue o fogo. Deixe descansar por três minutos e sirva.

Picanha com pirão de leite

Ingredientes (13)

  • Como Fazer

    1. 1.
      Picanha
    2. 2.
      (*) Para preparar as picanhas como carne-de-sol, envolva-as com sal grosso e deixe-as na geladeira por três dias.
    3. 3.
      - Passe-as para uma assadeira sem gordura e leve-as ao forno baixo (80ºC), por cerca de 6 horas. Se achar necessário, deixe o forno entreaberto durante o tempo de cozimento. É importante que a carne não asse, apenas seque.
    4. 4.
      - Terminadas essas etapas, as picanhas estarão curtidas como carne-de-sol.
    5. 5.
      - Para o prosseguimento da receita, coloque as picanhas numa vasilha e cubra-as com leite. Deixe por 12 horas na geladeira.
    6. 6.
      - Retire-as do leite e lave-as rapidamente em água corrente. Faça uma abertura com uma faca no centro das picanhas para receberem o recheio.
    7. 7.
      Esse corte deve ser feito com cuidado para que não se rompam as laterais. Introduza nessa abertura pedaços de abóbora, intercalando com pedaços de queijo, de modo a preencher a cavidade.
    8. 8.
      - Unte uma assadeira com manteiga e depois cubra sua superfície com parte da cebola.
    9. 9.
      - Deposite a carne sobre a cebola, na assadeira. Coloque a cebola restante sobre a carne e regue com a manteiga.
    10. 10.
      - Asse em forno médio, preaquecido, virando e regando de vez em quando, com a manteiga contida no fundo da assadeira. Quando a carne estiver bem tostada, estará pronta para ser servida.
    11. 11.
      Pirão de leite
    12. 12.
      - Numa panela grande, coloque o fundo do assado depositado na assadeira.
    13. 13.
      - Acrescente o leite e aqueça. Se necessário, passe por um coador para retirar os depósitos do assado. Quando ferver o leite, junte o coentro e, em seguida, vá despejando a farinha, mexendo o tempo todo, até o pirão ficar cozido.
    14. 14.
      - Faça correção do tempero, se necessário. Decore com folhas de salsinha e sirva.
    15. 15.
      Por Bel Aranha Coelho

Picanha com mussarela

Ingredientes (3)

  • Como Fazer

    1. 1.
      Cortar a mussarela em fatias com cerca de 1 cm de largura e em todo o comprimento do pedaço.
    2. 2.
      Com uma faca comprida e fina, perfurar a picanha, no sentido do comprimento, inserindo a mussarela em toda sua extensão.
    3. 3.
      Fechar com barbante ou palitos o corte.
    4. 4.
      Passar sal grosso na peça, retirando o excesso.
    5. 5.
      Enrolar a picanha em papel alumínio e colocá-la em uma assadeira.
    6. 6.
      Em forno pré-aquecido, assá-la por cerca de 30 minutos.
    7. 7.
      Abrir a parte de cima do papel e deixá-la dourar.
    8. 8.
      Se necessário, salpicar uma colherinha de açúcar sobre a carne para dourá-la mais rapidamente.
    Receita de José Hygino - Site: www.ochurrasqueiro.com.br

Picanha com Molho Paris

Ingredientes (19)

  • Como Fazer

    1. Para o molho, retire a manteiga da geladeira para amolecer. Coloque o óleo em uma frigideira e doure levemente a cebola e o alho. Reserve e deixe esfriar. Em outra panela pequena coloque o vinho branco o conhaque, o tomilho, manjerona, salsinha e alecrim. Aqueça em fogo baixo para que o vinho quase evapore. Retire do fogo e adicione 1 colher (sopa) de água. Reserve. Coloque a manteiga amolecida em uma tigela e acrescente a mistura de ervas, a mistura de alho e cebola, o molho inglês, o suco de limão, a páprica, a pimenta-do-reino e sal. Misture muito bem batendo com uma colher de pau. Corte dois quadrados de papel alumínio (cerca de 30 cm) coloque metade da manteiga sobre cada quadrado e enrole fazendo um cilindro com a manteiga. Leve a geladeira por 6 horas. Corte a picanha em bifes de aproximadamente 200 g cada. Aqueça uma frigideira grossa e doure os bifes dos dois lados, temperando com sal e pimenta-do-reino. Derreta um pouco da manteiga de ervas na mesma frigideira em que dourou os bifes. Regue os bifes com a manteiga. Sirva quente

Picanha com molho de cebola

Ingredientes (9)

  • Como Fazer

    1. 1.
      Preparo Picanha:
    2. 2.
      Pega-se uma assadeira e coloca-se sal grosso até não enchergar o fundo da assadeira formando uma "cama" para picanha. Põe-se a Picanha no centro e cobre TOTALMENTE com sal grosso, ao ponto de não enchergar a carne (não se preocupe que não ficará salgada demais). Coloca-se no forno pré aquecido a 200º por 1:20 a 1:25h dependendo da potência do forno.
    3. 3.
      Retire o excesso de sal grosso passando uma espátula sobre a carne toda e coloque essa delícia no prato a ser servida enfeitada com tomates, cenoura, alface e batata palha nas laterais.
    4. 4.
      Preparo do Molho:
    5. 5.
      Corte as cebolas em 08 pedaços cada, e reserve.
    6. 6.
      Coloque uma panela com água para ferver. Assim que a água estiver fervendo, DESLIGUE O FOGÃO (IMPORTANTE) e coloque as cebolas para descansar na água com a panela tampada durante 30 minutos. Após esse tempo, escorra a cebola no escorredor de macarrão, e ponha embaixo da torneira da pia (água corrente) para dar um choque térmico em toda cebola por uns 20 segundos. após escorrer a cebola, colocá-la no recepiente em que vai ser servida com 01 copo de azeite de oliva e a mesma medida de vinagre balsâmico (ou vinagre de vinho, o balsâmico fica mais gostoso). Acerte o sal e coloque óregano a gosto. Após experimentar o sal, quem quiser pode por mais azeite ou vinagre, pois tem pessoas que gostam com mais gosto de um ou do outro. Esse molho feito de um dia pro outro fica mais gostoso pois a cebola incorpora o molho, pode ser guardado em conserva na geladeira e retirado 30 minutos antes de servir.