1.
Preparo:
2.
Do creme:
3.
Para qualquer uma das tapiocas, fazer da seguinte forma:
4.
- Colocar a tapioca numa panela com o leite quente, e deixar hidratar por 40 minutos.
5.
- Levar ao fogo e ferver em fogo baixo por 5 minutos. Adicionar o restante dos ingredientes. Ferver até os grãos da tapioca ficarem completamente transparentes e o creme tiver engrossado (entre 5 e 10 minutos mais). Retirar os cravos e a canela.
6.
Dos figos:
7.
- Cortar cada figo na metade, colocar a manteiga ou margarina numa frigideira antiaderente, e grelhar os figos.
8.
- Reservá-los em um prato, e na mesma frigideira, colocar o mel, o vinho do porto, o aceto e o sal. Ferver em fogo baixo, mexendo, até reduzir a uma calda levemente espessa, (ao esfriar, ela engrossará).
9.
Montagem:
10.
Distribuir o creme em seis recipientes individuais. Levar para gelar.
11.
Um pouco antes de servir, polvilhar um pouquinho de açúcar por cima do creme, e queimá-lo com o maçarico culinário, OU pré-aquecer o grill do forno ao máximo, e numa assadeira colocar as porções do creme. Despejar na assadeira um pouquinho de água e umas pedras de gelo e levar para queimar o açúcar, na prateleira mais alta do forno. (a água e o gelo impedirão que o creme gelado, aqueça). É necessário que o forno possua grill (aquecimento na parte SUPERIOR)
12.
Servir cada porção em cima de um prato, com as duas metades dos figos grelhados, e um pouco da redução de mel e vinho do porto.
13.
Dicas da Lena:
14.
- Não deve-se deixar o creme na geladeira por mais de 20 minutos, depois de queimar o açúcar. A casquinha crocante que se forma, derrete, com a umidade do creme.
15.
- Pode-se substituir o figo por manga, ou pêssego fresco (sem a casca)
Nenhum comentário:
Postar um comentário